quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pintando o Isopor

Para pintar o isopor, a escultura pronta, existe um processo a ser seguido, se você quer que sua escultura fique lisa. Muitas pessoas me perguntam se uso biscuit ou faço masseamento em tudo. Não é bem assim. Gosto de deixar minhas peças o mais real possível, então, faço como minha amiga Cristal, que muitos conhecem, uso vários materiais. Vou mostrar aqui uma técnica mais simples, para aquelas pessoas que estão começando como minha amiga Silmara.
Vou colocar foto mais pra frente, pois estou trabalhando demais, e esta matéria tem urgência pra algumas pessoas... rsrrs mais um motivo do meu atraso em publicar matérias... rsrrs o trabalho, graças a Deus, as vezes tenho que dispensar pedidos, pois não tenho quem me ajude... Mas vamos la... Muita atenção.. e qualquer duvida, postem um comentário que respondo em seguida.
1. Use um isopor de boa qualidade, tipo P2 ou para decoração, pra fazer sua escultura. Ele tem um valor mais alto, mas é de ótima qualidade:
2. Lixe a peça delicadamente, o que vai contar nesta etapa não é a força que você coloca, e sim a maneira como lixa. Se colocar força, vai começar a furar o isopor, e com delicadeza, bem de leve, vai fechando os "buraquinhos" que chamamos de poros do isopor.
OBS.: peças como troncos de árvores, formigueiros, bases e cabinhos de flores, troncos de chão por exemplo, depois desta etapa,  ir direto pra pintura, sem passar pelo masseamento, pois essa peças na vida real não são lisos... são porosos... mais um motivo pra não deixar lisa a peça. Mas isso é apenas uma dica... vai do gosto de cada decorador.
3. Passe uma mão de tinta latéx, na peça depois de lixada. Esta tinta vai ajudar a "grudar" a massa corrida. Nesta etapa, eu não tenho usado o latéx branco, tenho usado uma cor clara como amarelo pele ou rosa bebe, depende da peça que vou pintar, para que fique bem visível os buraquinhos e eu posso preenche-los no masseamento. Eu utilizo a tinta Velutex, a fábrica é aqui em Campo Grande mesmo. Essa tinta é de ótima qualidade e ótimo preço, tornando o custo da minha peça mais barato.
4. Masseamento: utilizamos a massa corrida a base de pva, comprada em casas de materiais para construção, (eu utilizo a Velutex também) essa que se utiliza em paredes de imoveis, a comum. Reserve um pouco em uma vasilha e adicione 5% de cola branca, eu  utilizo a Cola Cascorex rotulo azul. Mexa bem pra ficar homogênio. Aplique na peça com pincel ou espátula. Eu geralmente uso pincel, mas deixo sempre do lado, uma vasilha com agua, e para alisar a peça, eu uso as próprias mãos, como a técnica de modelagem com argila, vou molhando a mão na agua e alisando a peça, assim fica mais fácil pra lixar depois.
5. Deixe secar de um dia pro outro, em dias de chuva, deixe secando por 2 ou 3 dias. Só depois da peça totalmente seca, é que vamos passar pra próxima etapa.
6. Quando a massa corrida estiver totalmente seca, utilize as lixas 150, 180, 220 para deixar sua peça lisinha. Comece pela lixa 150 e finalize com a 220. Assim você terá um ótimo resultado.
7. Agora, após sua peça estar totalmente lisa, passe uma demão de latéx branco misturado com 10% de cola branca. Isso vai ajudar a dar elasticidade evitando possíveis rachaduras e aderir melhor no isopor.
8. Agora sim, sua peça está pronta pra ser pintada, nas cores que você desejar. Pinte toda a peça e deixe-a pronta pra envernizar.
9. Existem vários tipos de verniz. Eu utilizo o verniz caseiro, ou o acrílico comprado em lojas de materiais para construção. Mas ambos devem ser a base de agua. Verniz caseiro: misturar cola branca (eu utilizo a cascorex) com 30% de água, e aplicar sobre a peça. Espere secar por mais ou menos 12 horas em dia de sol. Em seguida, misture cola de isopor com 30% de alcool 96ºe aplique em cima do primeiro verniz, o resultado será uma efeito brilhante e levemente emborrachado, dando proteção ao enfeite e podendo ser lavado caso suje.
10. Após secagem completa, sempre embale seus enfeites em sacos plásticos, assim terá menos trabalho pra limpar.

Espero que tenham gostado dessa matéria, assim posso ajudar a todos, ate minha amiga Jeniffer de terras longínquas... rsrrsr qualquer duvida, postem comentário que eu respondo e as fotos viram assim que eu terminar umas peças aqui.

Beijos a todos e ótimo dia!!!!

46 comentários:

  1. Parabéns Helaine, vc sempre disposta a ajudar e compartilhar o que aprendeu. Esse é um dos segredos de nunca faltar serviço. Bjs e que todos os iniciantes possam usufruir dessas informações.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa dica! Tenho dificuldade em comprar fibra de vidro aqui na minha cidade e essas informações serão úteis para mim começar a pintar as minhas primeiras peças. Deus abençõe a sua vida. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  3. Amanda, obrigada !!!!
    Marinete, que bom que gostou, mas a massa corrida serve apenas pra ficar liso, pra ficar resistente, tem que ser a fibra de vidro mesmo... dai outro processo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Helaine... realmente vc me ajuda muito minha flor... vou ver aqui em terras longinquas o que tem... Já ajuda muito saber que pequenos truques (a massa corrida a base de pva)ate em tao ainda nao consegui traduzir para o holandes, mas agora ja sei que a base é de pva...que tem que misturar com cola... e deixar secar uns 10 dias... rsrsrs (aqui ja ta frio e em novembro dezembro janeiro é só neve). vou continuar tentando aqui ver o que consigo encontrar e continue sendo assim essa pessoa maravilhosa e prestativa...
    beijos de sua clente e aluna Jeniffer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  5. É Helaine, como disse a Amanda, vc não esconde seus segredos, deve ser por isso que é tão abençoada com tanto trabalho!!!
    Que Deus continue sempre guiando seus passos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  6. Jeniffer... muito obrigada...
    Rosangela, vc tem razão... afinal o sol nasce pra todos.. e repartindo sempre se ganha!!!
    Obrigada meninas... vou postar sempre materias que ajudem no trabalho!!! Bjs e bom feriado a todos...

    ResponderExcluir
  7. Um comentario um tanto tardio...rs, mesmo assim Parabens pela sua boa vontade em ensinar. Eu moro em campo grande tambem e estou pensando em trabalhar com decoração infantil mas aindo to meio sem rumo, sem saber por onde começar...gostaria muito de aprender a trabalhar com isopor e vim aqui dar uma olhada pra ver se consigo algumas dicas. Já fiz um castelo de isopor mas daquele isopor de livraria, portanto muito fragil. Com suas dicas vou tentar fazer alguma coisa...a principio com a massa corrida, mas oque eu queria mesmo era saber trabalhar com fibra, mas eu chego lá...rs...Caso você venha dar cursos a respeito, por favor, divulgue tá? Bem, ja falei demais, por hoje é só...um grande abraço e que Deus lhe abençõe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  8. Oi,amei a sua dica,serve pra cobrir bolo falso tbm?
    Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  9. Bem... bolo falso apenas pintado nunca fiz... meus bolos falsos eu cubro com biscuit e depois decoro... vou postar uma materia sobre isso breve... abçs e obrigada

    ResponderExcluir
  10. Quero te agradecer pelas dicas,vc me ajudou muito,a 1 ano comecei a trabalhar com peças esculpidas em isopor,mas fazia só as placas,e não precisavam muito de revestimento a 5 meses comecei a fazer esculturas em 3D,como tenho bastante serviço,não tenho tempo de fazer curso então recorri a internet para consegui algumas dicas,e olha que foi dificil consegui rsrsrs,até que eu achei seu blog,muito obrigada.Não tenho problema para fazer as esculturas,ou fibrar com veú de vidro,mas minhas peças não ficavam lisinhas,muito obrigada pela dica da massa corrida...
    Desejo que vc tenha muito trabalho pela frente,e que continue ajudadndo pesoas como eu...
    Mais uma vez muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  11. olá adorei sua mãozinha para nos ensinar , tenho uma dúvida, o que passo antes de colocar o biscuit na peça ex bolo falso. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  12. olá amiga adorei suas dicas p mim isopor era tudo igual....kk meu maior sonho é trabalhar com festas infantil mais nao tenho muito p investir gostaria que me enviasse algumas dicas bjs meu e-mail so-rodrigues44@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  13. Obrigada... estou feliz em poder ajudar.. logo postarei uma materia sobre escultura.. abçs.. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  14. Estou começando a trabalhar com isopor e estou meio perdida será que vou conseguir,já fiz algumas peças em EVA,mas queria esculpir mim ajude,bjossss !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  15. Daiane do Nascimento1 de novembro de 2011 12:53

    Esse dica caiu do céu... Quero fazer um vagão de natal, seria em mdf, mas sairia muito caro para venda, então, estava pensando em fazer de isopor, mas não fazia idéia de como deixaria o isopor sem furinhos.. Só tenho a dizer, muito obrigada pela luz rss.. Bacana a sua intenção de ajudar o próximo, pois muitas vezes vejo alguns artesantos, mas o povo só passa o molde se pagar ou então nem pagando.. Amei de S2 seu blog, com certeza ganhou mais uma fã.. Um mega beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  16. amei a idéia!Gostaria muito de aprender
    a esculpir as princesas,se vc puder nos ajudar?!
    Que Deus lhe abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  17. Adorei...
    Muuuuito obrigada por nos ensinar e pelas dicas. Agora que conheço, visitarei sempre o seu blog. Por favor, mostre-nos as fotos de seus trabalhos...
    Grandes abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  18. Que tipo de lixa vc usa pra lixar isopor? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso geralmente a lixa 150 dobrada e cortada de forma arredondada. Desculpe a demora pra responder.. mas só agora voltei a escrever. grande abraço
      .
      Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  19. Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  20. Adorei suas dicas.Serão importantes para aperfeiçoar as minhas peças

    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  21. Oii , gostaria de saber qual lixa posso usar na primeira vez que eu for lixar a peça ? Bjs ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso geralmente a lixa 150 dobrada e cortada de forma arredondada. Desculpe a demora pra responder.. mas só agora voltei a escrever. grande abraço
      .
      Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  22. obrigada pelas dicas,estou fazendo um bolo de massa corrida, vou enfeitar com bolinhas e florzinhas de biscuit. precizo saber como colar as flores no bolo,tem de esperar secar os biscuits?caso tenha por qto tempo? qual cola uso? bjos

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei as dicas e já comecei a fazer um enfeite de Natal com o que você ensinou. Mas na finalização fiquei com uma dúvida - posso usar verniz em spray ? Em caso afirmativo, ficaria melhor o fosco ou brilhante, levando em consideração que estou usando, além da tinta, purpurina. Beijos e obrigada. Mônica

    ResponderExcluir
  24. ola gostei muito das dicas, qual tinta voce pinta a escultura? obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  25. oi de novo, adorei seu trabalho, gostaria de saber como medir a porcentagem dos materiais???? obrigadinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  26. ola estou querendo fazer a festa da minha filha eu mesma pode me mandar um email com o que precisa pra fazer as bonecas da minnei?gleniatrakinas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou publicando novas materias sobre esculturas e reformas de peças em isopor. De uma olhadinha no blog, cliciarts.blogspot.com grande abraço, Helaine Clicia

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Estou feliz com sua visita, obrigada pelo comentário, caso queira me sugerir uma matéria, envie um email, ficarei feliz se puder lhe ajudar. Abraços e até a próxima!!!